Blogger templates

Home » » Vivendo sem Máscaras...

Vivendo sem Máscaras...

Written By Leuh Káiros on segunda-feira, 29 de setembro de 2008 | 22:45


Saudações em Cristo Jesus!

Sou grato a Deus pela vida da Sua igreja , que apesar de passarmos por momentos difíceis em todos os aspectos, bem como na tentativa de muitos pregadores deste século de distorcer a essência e simplicidade do Evangelho de Cristo, somos agraciados por Deus que têm preservado ainda muitos homens e mulheres que "não dobraram seus joelhos a Baal". No dia de ontem no sermão dominical, fomos levados a refletir sobre o perigo de se desenvolver uma vida de hipocrisia, onde se fez uma excelente exposição em Rm 12.9-15, e nessa preleção fui desafiado por Deus a rejeitar toda e qualquer tentativa do "eu" de se utilizar de "máscaras" na relação com Deus e com o próximo. Meus irmãos estas Máscaras escondem fatores que os outros possam não gostar, apresentando apenas um lado "maravilhoso, perfeito", que todos irão gostar, mas que não corresponde com o que na verdade nós realmente somos.
Quero alencar aqui algumas máscaras que às vezes podem ser utilizadas no nosso viver, extraído do livro Eu, um Santo de Sérgio e Magali Leoto Editora Candeia:

O INTELECTUAL - prefere ler sobre a vida, do que vivê-la. Está sempre ligado às tarefas intelectuais, do que às sociais. É muito importante ter o conhecimento, mas ele existe para que o coloquemos em prática, produzindo algo de bom ao mundo em que vivemos. Não é um fim em si mesmo.

O BRINCALHÃO - prefere fazer uma piada ou brincadeira, justamente para evitar uma situação séria. Embora, geralmente sejam pessoas agradavéis, muitas vezes estão fugindo, da resolução séria de alguns problemas.

FRÁGIL, NÃO ME TOQUE! - super sensível, chora por tudo, exige tratamento especial. Muitas vezes, age assim para não ter avaliação severa dos amigos e colegas. Com essa máscara ninguém terá coragem de magoá-la(o).

EU SOU DEMAIS! - quer atenção. As converas devem, preferencialmente, girar em torno de si mesmo. Acha-se "o máximo". Muitas vezes esta atitude extrema, na verdade, esconde um problema de BAIXA auto- estima.

O MÁRTIR - possui complexo de perseguição. Pensa que todo mundo está falando ao seu respeito. Não confia em ninguém.

O DOMINADOR - controla a vida das pessoas. Durão ( ou durona) e egoísta. É descuidado justamente com as pessoas que ama.

O MAL HUMORADO - está sempre se queixando. É uma pessoa ranzinza. Possui uma longa lista do que o(a) incomoda. Muitas vezes, está querendo é atenção, por sentir-se isolado(a).

O INDECISO - tem medo de cometer erros.  è uma pessao confusa, não consegue resolver coisa alguma. Acha que se não tomar nenhuma decisão, nada sairá errado e ele estará a salvo. Não está enfrentando as realidades da vida.

O PAVIO CURTO- pessoa que por qualquer coisa, fica brava e explode. Vive como se estivesse um aviso no peito: "Não se aproximem de mim. Não quero mostrar quem sou".

O FOFOQUEIRO- aumenta sua auto-estima, minado a estima dos outros. Diminuir os outros eleva o seu "status". Gosta de relatar as más ações dos outros para não enxergar as suas.

O MESSIAS - crê que para ser aceito, precisa atender a todos. Imagina-se o salvador do mundo. Ao invés de incentivar os outros a usarem a força que têm, oferece a sua. Vai até o ponto de estourar-se, pois quer ajudar a todos e acaba caindo num estresse total.

O SONHADOR - cria seus próprios sonhos e fantasias. Ambiciona mais do que suas possibilidades podem alcançar. Sonha muito e produz pouco.

O PREGUIÇOSO - vive adiando compromissos. Deixa para depois o que pode fazer agora. Faz o "jogo de empurra" em compromissos inadiáveis. Além de irresponsabilidade, demonstra a irrealidade de que alguém "venha e resolva o problema" em seu lugar.

"VALE TUDO" PARA ME DAR BEM - esta máscara usa de todos os meios apara subir na vida. Tem o princípio de que "os fins justificam os meios". Causa profundas feridas morais e espirituais em si próprio, e em outras pessoas. Acha que o que importa é estar entre os melhores, mesmo que isto signifique suborno, injustiças, adultérios etc.

SUPER- ESPIRITUAL - Como Moisés que queria manter um pouco mais a condição de "homem iluminado". Deus viu a intenção do seu coração e "denunciou" isto em 2 Corintios 3,13.


Bem irmãos em última análise , a "Máscara" é uma mentira. Contra a mentira só cabe a VERDADE. JESUS É A VERDADE. Como fomos exortados por Deus no sermãos de ontem, devemos desenvolver em nossos relacionamentos, a SINCERIDADE.
O Senhor sabe como verdadeiramente somos. Ele sabe o que está em nosso íntimo, antes que a palavra chegue à nossa boca (Sl 139:1-10). Amém!

Deus conceda uma excelente semana para todos os irmãos!

PORÇÃO DA ESCRITURA PARA MEDITAÇÃO: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno". Sl 139, 23-24 (NVI) 

Por Luciclaúdio Rabelo Cabral

2 comentários:

Spoiler Untuk lihat komentar yang masuk:
Sergio Trentini. disse...

Bonita a mensagem.

Buuh disse...

putz!
show de bola hein!!!
=D


 
Copyright © 2011. Kairo's Blog . All Rights Reserved.
Company Info | Contact Us | Privacy policy | Term of use | Widget | Advertise with Us | Site map
Template modify by Creating Website