Blogger templates

Home » » Quem é Espírito Santo? - reflexão fruto do sermão dominical

Quem é Espírito Santo? - reflexão fruto do sermão dominical

Written By Leuh Káiros on quarta-feira, 24 de setembro de 2008 | 09:37


Quem é o Espírito Santo ?

Ouvindo o sermão dominical, me fez refletir sobre a pessoa do Espírito Santo. Quando o pregador se utilizou da ilustração do GPS afim de trazer à luz o papel do Espírito Santo como "Guia" na vida do cristão, creio ter sido feliz a sua exposição, pois Ele é o nosso Guia; Graças a Deus por isso. Mas chamo atenção quanto ao entendimento comum e prático em nossas Igrejas em considerar o Espírito Santo como uma "coisa", como um poder que vem e enche e não como um ser pessoal. Carecemos de uma comprovação oriunda de um novo tipo de conhecimento, um conhecimento que passe do meramente cognitivo para o tipo pessoal e experimental. Creio ser fundamental entendermos que é impossível para uma pessoa não-espiritual discernir realidades espirituais. Uma pessoa não pode discernir coisas espirituais enquanto não for primeiramente vivificada, pelo Espírito de Deus, para as realidades espirituais. É o "nascer de novo", conforme Jo 3,5-6; ou seja; a obra de regeneração do Espírito , ou renascimento espiritual. O pecado degenera, mas o Espírito Santo regenera; isto porém, não depende do homem, mas só acontece mediante a ação da obra poderosa e miraculosa da pessoa do Espírito Santo.
Bem irmãos contudo vivemos atualmente um grande dilema! Até mesmo dentro da Igreja cristã temos visto o surgimento de uma geração destituída do temor de Deus. Não entendem nada sobre o juízo, ou ira de Deus. Sempre ganham tudo o que querem. E temos tido medo deles; não queremos aborrecê-los ou desagradá-los, para não afastá-los da igreja. Por nos faltar temor a Deus e desprezar as advertências do Espírito Santo a grande maioria dos cristãos está assistindo programas imorais, vendo pornografia na internet, tolerando mentiras e desonestidade nos seus negócios, pensando: "Por que não? Todos estão fazendo. Até os líderes estão errando sem sofrer qualquer conseqüência. Por que não posso também?"
No entanto , há uma outra alternativa, podemos começar a crescer no conhecimento relacional do Espírito Santo. Deixar que nossa consciência embotada seja limpa e transformada por uma crescente certeza de Sua Santa Pessoa presente em nós. Só lembrando que a vida Cristã é "vida no Espírito Santo" (Jo 3,3-8) e que ninguém pode ser filho de Deus sem ter o Espírito Santo. (Gl 4.6; Rm 8.9). Falar da personalidade do Espírito Santo é incluir inteligência, vontade e individualidade. Uma pessoa age por intenção. Nenhuma força abstrata pode tencionar fazer qualquer coisa. Boas ou más intenções são limitadas aos poderes dos seres pessoais. Isso é muito claro nas Escrituras, onde somente pronomes pessoais são usados em referência ao Espírito.
(conf. Jo 15,26 ; Jo 16,13)
A Bíblia nos convida a crer no Espírito Santo. Somos batizados em Seu nome, bem como no Pai e no Filho. Os crentes não devem dirigir-se a "coisas" em suas orações. Fazer isso seria idolatria. Devemos nos dirigir exclusivamente a Deus, que é ser pessoal. Então o Espírito deve ser objeto de nossas orações. Paulo abençoa a Igreja de Corinto de uma maneira que enfatiza isso: " A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2 Co13.14). Ter comunhão com alguém é entrar em relação pessoal com ele. Além disso, somos intimados a não pecar contra, resistir ou entristecer o Espírito Santo. Forças impessoais não podem ser "entristecidas". 
Finalmente, a Bíblia fala do Espirito Santo desempenhando tarefas que só pessoas podem desempenhar. O Espírito conforta, guia ( fazendo jus a ilustração do pregador) e ensina os santos de Deus. Essas atividades são feitas de uma maneira que envolve inteligência, vontade, sentimento e poder. Ele sonda, escolhe, ilumina, conforta, convence e admoesta. Somente uma pessoa poderia fazer tais coisas. 
A nossa resposta como cristãos, portanto, não deve ser uma mera afirmação de que tal ser existe, mas, antes, obedecer, amar e adorar o Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade.
Existe também o perigo de tentarmos manipulá-lo segundo a mística que escolhemos como direção espiritual ( dessa forma não podemos controlar o Espírito Santo como um GPS), outro perigo é querermos manipular nossos irmãos na fé alegando termos uma pseudo autoridade espiritual, que quando muito, só serve para afirmar o ego adoecido dos soberbos. Devemos atentar para o que disse Derek Prince: " Feitiçaria é a tentativa de controlar as pessoas e levá-las a fazer o que você quiser, utilizando qualquer espírito que não seja o Espírito Santo. E se alguém tem um espírito que possa ser usado para manipular e controlar pessoas, não é Espírito Santo. O Espírito Santo é Deus e ninguém usa Deus".

É mister estudarmos a doutrina bíblica da pessoa e da obra do Espírito Santo pelo ao menos por três motivos básicos: primeiro porque ela se encontra na Bíblia e deve ser conhecida e praticada; segundo por que é por intermédio do conhecimento, iluminação, enchimento e ação do Espírito que crescemos espiritualmente e terceiro por que há muitos ensinos equivocados e confusos sobre esta doutrina.

Oremos e nos submetamos humildemente ao ensino da Palavra de Deus!

A todos uma excelente semana e oremos uns pelos outros!

DEUS OS ABENÇOE!
TEXTO PARA MEDITAÇÃOE eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. Jo 14, 15 - 18 NVI

Lucicláudio Rabelo Cabral

0 comentários:

Spoiler Untuk lihat komentar yang masuk:

 
Copyright © 2011. Kairo's Blog . All Rights Reserved.
Company Info | Contact Us | Privacy policy | Term of use | Widget | Advertise with Us | Site map
Template modify by Creating Website